14 de outubro


Largado por Zoto | largados comentaram ( 12 ) | Visualizações: 715


12 respostas para “TRIBUNA LIVRE”

  1. Piteco disse:

    Enroscado-nos-braços-de-seu-amor, M.T.-é-o-retrato-da- felicidade.

  2. Anonimo disse:

    Influenciador ou dora- quem precisa, mais tem quem ganhe e faça disso profissão.
    Mundo atual é foda.

  3. Anonimo disse:

    Prucuradores dizem:
    Segundo as entidades, o entendimento das 5ª e 6ª turmas do Superior Tribunal de Justiça (STJ) é o de que a obrigação de reavaliar a manutenção da prisão preventiva é do juízo de primeira instância, e não do MP. Além disso, as associações afirmam que em casos em que o réu já havia sido condenado em primeira e segunda instâncias, como aconteceu com André do Rap, não haveria mais necessidade de a prisão preventiva ser reavaliada.
    Então o cara já estava condenado em segunda instãncia.

  4. Anonimo disse:

    IA — O Exército brasileiro gastou R$ 6 milhões somente em combustível, horas de voo e transporte para simular uma guerra entre dois países na Amazônia, numa operação militar inédita, que ainda não havia sido feita no país. Os militares decidiram criar um campo de guerra em que um suposto país “Vermelho” invadiu um país “Azul”, sendo necessário expulsar os invasores.
    Deu no globo.

  5. Anonimo disse:

    Não é bom, Maduro pode entender como provocação.
    Mais todos os países suas forças armadas fazem exercícios e
    portanto, sempre há gastos.

  6. Anonimo disse:

    O que fez Cassio de bom para o país para merecer o melhor emprego deste.

  7. zoto disse:

    Maduro que cuide de suas bananas, que nós cuidamos das nossas, que pense o que quiser.

    Kassio fez quase o mesmo que seus companheiros de toga. Bolsonaro ficará mais 6 anos no poder, no máximo, já o recém togado ficará mais 27, agrade ou não seu “padrinho” e o s outros 200 milhões.

  8. JOELMO disse:

    Não necessariamente o Maduro, mais sim, pyongyong,pequim e moscow.

  9. JOELMO disse:

    Meu preferido era o Dr. Ives Granda,como o pai já passou da idade, resta o filho.

  10. Anonimo disse:

    Está meio mundo contestando o abraço mandado por André Marques ao presidente bolsonaro ontem na transmissão do Brasil e Peru que não vi porque não encontrei nos canais de tv, ora, o Faustão pode mandar abraço a torto e a direito em seu programa qual a proibição , só porque é para o Bolso.
    André se não me engano é o antigo Mocotó, da série inesquecível onde tinha o cabeção.

  11. Chibinho disse:

    São só dez minutos gente, e é gostoso de ler.
    evereiro de 2008 · 11:29
    ↓ Pular para Comentários
    Artur de Azevedo (Conto: História de um Soneto)
    Antes de entrar definitivamente na vida prática, Ludgero Baptista, hoje um dos nossos industriais de polpa, fazia versos. Eram rimas inofensivas; entretanto, um dos seus sonetos – um, pelo menos – foi escrito com más tenções, e, se alguma desculpa tem o poeta, deve-a unicamente aos seus vinte e três anos, idade em que o homem não sabe medir bem as conseqüências dos seus atos… nem dos seus versos.

    Havia naquele tempo, como ainda as há, e em maior número, talvez, uma senhora casada, por nome Laura Rosa, um nome de flor, a qual se comprazia em arrastar atrás de si uma chusma de corações masculinos, e cuja formosura fazia sensação em toda a parte aonde a levava o marido, um tal comendador Rosa, muito dado a festas e espetáculos.

    Ludgero encontrou-a um dia no Jockey Club, e aconteceu-lhe o mesmo que a todos os rapazes do seu gênero: enamorou-se dela. Dali por diante não perdia corrida de cavalos em que Laura Rosa estivesse, e, ou fosse que realmente os olhos da formosa dama lhe prometessem mais do que deviam, ou fosse natural filáucia de namorado jovem, ele considerou-se autorizado a empregar algumas diligências, a fim de que os seus amores saíssem do período ingrato do platonismo, e entrassem numa situação mais positiva.

    Para isso, recorreu à musa, que não abandona o poeta nessas emergências exóticas, e escreveu o soneto em questão. Era nada mais nem menos que uma injúria, até certo ponto atenuada pela rima e pelo metro; mas, como se sabe, os fazedores de versos tiveram, em todos os tempos, o privilégio de insultar as senhoras, sem que a moral pública os responsabilizasse por isso.

    Eis aqui o soneto, que se intitulava:

    SÚPLICA

    Desde o dia feliz em que, pasmado,
    Pela primeira vez te vi, senhora,
    Um sentimento no meu peito mora
    Feito de angústia e feito de pecado.

    Não creias que ninguém houvesse amado
    Tão loucamente como eu te amo agora,
    Nem mesmo, oh! linda Laura, no de outrora
    Cavalheiresco tempo celebrado!

    Para que finde o meu suplício airoso,
    Ou me concede o mendigado beijo,
    Este martírio transformado em gozo,

    Ou revela ao teu dono o meu desejo:
    Talvez ele me faça venturoso,
    Dando-me a doce morte, enfim, que almejo!
    Ludgero Baptista assinou esse desaforo com as iniciais do seu nome, L.B., e publicou-o na revista literária Nova Aurora, órgão especial dos “novos” daquela época.

    Publicado o soneto, mandou o poeta entregar um número do periódico à “linda Laura”, procurando, naturalmente, ocasião em que o comendador Rosa não estava em casa, e tendo o cuidado de chamar, com um traço de lápis vermelho, a atenção da moça para os versos em que tão indiscretamente ia envolvido o nome dela.

    Não sei qual foi o resultado obtido por Ludgero, nem isso importa à narrativa; creio, entretanto, que a súplica não foi atendida: nem Laura Rosa lhe deu aquele “mendigado beijo”, que era um eufemismo bandalho, nem disse nada ao seu dono, e ainda bem, porque se o poeta não logrou a ventura que almejava, também não perdeu a vida, que aproveitou mais tarde, nem mesmo apanhou a sova que merecia.

    O caso é que o nosso homem tomou juízo, e abriu mão de todas as suas veleidades poéticas, para cuidar de coisas mais sérias e mais úteis.

    A fortuna sorriu-lhe. Aos trinta anos, estava ele senhor de algumas centenas de contos de réis, e aos trinta e sete principiou a sentir, pela primeira vez, necessidade de constituir família.

    Isso coincidiu com o encontrar, em casa de uma família de amigos, a interessante Blandina, moça pobre, que realizava perfeitamente o seu ideal, quer no moral, quer no físico.

    Blandina contava apenas vinte e três primaveras, justamente a idade que ele tinha quando escrevera a “Súplica”; mas, não obstante essa diferença de quatorze anos, o casamento não lhes pareceu desproporcionado: queriam-se deveras.

    Ela talvez fosse um pouco romântica, cheia de mistérios e devaneios, sequiosa do imprevisto e do ignorado; mas esse defeito, se o era, não repugnava ao que em Ludgero ficara do sonhador de outrora.

    Casaram-se.

    Casaram-se, e foram excepcionalmente felizes durante os dez primeiros anos; mas passado esse tempo, ele que estava às portas do semicentenário e poderia passar por mais velho, ao passo que ela não parecia ter ainda os seus trinta e três, julgou que sua mulher já não o amava como dantes…

    Perdi o encanto – disse ele aos seus botões – tenho agora os cabelos grisalhos, engordei muito, sofro de reumatismo, e Blandina conserva a mocidade, a beleza e a elegância que tinha na ocasião do nosso primeiro encontro… O nosso enlace não era, mas tornou-se desigual… Para sermos felizes até a morte, fora preciso que envelhecêssemos juntos, como Filêmon e Báucis…

    Efetivamente, Blandina, que, durante os primeiros dez anos de casada nunca reparou que seu marido ressonava alto, não o podia agora suportar, queixando-se de não poder dormir ao som de um rabecão. Ao mesmo tempo deixava-se absorver, horas esquecidas, em longas cismas, e suspirava de instante a instante, como se alguma coisa lhe faltasse…

    Ludgero inquietou-se, e começou a observar com olhos ciumentos o que se passava em torno de si. Não lhe tardou perceber que a sua casa era constantemente rondada por um rapazola, que poderia ser seu filho e, mesmo, filho de sua mulher. De uma feita, deu com ele à esquina entregando uma carta à cozinheira; escondeu-se, entrou em casa de mansinho, sem ser visto, e interceptou a missiva no momento preciso em que esta passava das mãos da intermediária para as de sua mulher.

    Ludgero tomou a mão de Blandina, que tremia como varas verdes, e levou-a para o interior do seu gabinete.

    – Quem é aquele sujeitinho que te mandou esta carta?

    – Não sei – respondeu ela, e desatou a chorar.

    – Por que choras?

    – Choro, porque não tenho culpa. Não sei quem me escreveu… Desconfio de um mocinho impertinente que costuma passar por aqui e me cumprimenta com um sorriso muito amável quando me vê à janela… Juro-te que eu devolvia essa carta sem abrir!…

    – Abro-a eu! – disse Ludgero, engasgado pela comoção – e rasgou o invólucro. Estava dentro um soneto, escrito em papel ridículo, cercado de florinhas e rendilhado nos cantos.

    Ao ler o primeiro verso,

    Desde o dia feliz em que, pasmado,

    o marido reconheceu logo o seu velho soneto, que tinha sido copiado, palavra por palavra, sofrendo apenas uma alteração no segundo quarteto: o nome de “Laura” fora substituído pelo de “Blandina”, o que, aliás, desfigurava o verso, evidenciando que o copista era inteiramente hóspede em metrificação.

    Ludgero deu uma gargalhada.

    – De que te ris?… Que há que te faça rir? – perguntou Blandina.

    – Ri-me, porque o teu infeliz namorado te mandou um soneto que não é dele, e sim meu!

    – Teu?

    – Sim! A coincidência é notável… Vais ver!

    Ludgero abriu uma gaveta, e tirou de dentro dela o número amarelado da Nova Aurora, em que vinha estampada a sua “Súplica”.

    – Aqui tens! Olha! Compara! Está assinado com as minhas iniciais!

    – Tu fazias versos?

    – Fazia-os, e ainda os farei, se quiser – tanto assim, que vou escrever outro soneto em resposta a este, e hás de tu copiá-lo com tua letra, e eu mesmo o entregarei ao tal mocinho.

    – Está dito!

    A prontidão com que Blandina proferiu esse “está dito” foi a melhor prova que Ludgero teve de que poderia continuar a conservá-la junto de si. O mesmo não sucedeu à cozinheira, que foi posta na rua.

    No dia seguinte estava escrita a resposta. Blandina copiou-a, e, na mesma tarde, quando o rapazola, parado à esquina, interrogava as janelas, Ludgero aproximou-se dele, e disse-lhe:

    – Jovem, aqui tem a resposta de minha mulher ao seu soneto. Espero que, depois de lê-la, o meu amiguinho não me rondará mais a porta; mas, se continuar, previno-o de que o mato a bengaladas!…

    O rapazola fugiu, e não consta que reaparecesse no bairro. Foi esta a:

    RESPOSTA

    Para satisfazer ao seu pedido,
    Na parte da denúncia e não do beijo,
    Revelei a meu dono o seu desejo.
    Os versos entreguei a meu marido.

    Este em vez de ficar enfurecido,
    E de agarrar um ferro malfazejo,
    Tomou a coisa à conta de gracejo,
    E pôs-se a rir como um perdido!

    Pois se é ele o autor do tal soneto!
    O senhor copiou-o da Nova Aurora,
    Estragando-lhe apenas um quarteto…

    Ele, que a Musa já mandou embora,
    Cede-lhe os versos (discrição prometo),
    Mas não quer sociedade na senhora.

    Blandina Baptista
    Blandina leu todos os versos antigos de seu marido, e perdoou-lhe os cabelos grisalhos, o abdômen, o reumatismo e, até, o ressonar alto: adora-o.

    Ludgero descobriu que o rapazola era filho de Laura Rosa; provavelmente, encontrou o soneto entre os papéis da mãe, que já não existia…

    O ex-poeta viu em tudo isso uma espécie de punição, e, como tem os seus momentos de filosofia barata, pensa muitas vezes que um homem pode ser ferido, mais dia menos dia, pela própria arma que forja com intenção maligna, mesmo quando essa arma seja simplesmente um mau soneto.

  12. Chibinho disse:

    Esse conto eu num livro-gostei e trouxe para vocês para melhorar o humor.
    Já que há poucos comentários.
    Também lembrou-me da D.na. Blandina que quando criança a gente a chamava com erre no lugar do ele.

Deixe um comentário

*