20 de fevereiro

O escultor siciliano é conhecido, sobretudo, por sua imponente escultura de touro de bronze de 3,2 toneladas, instalada perto da Bolsa de Valores de Nova York.

A peça, intitulada “Charging Bull”, foi esculpida pelo artista e financiada de seu próprio bolso. À época, gastou mais de US$ 350.000.

O touro foi instalado ilegalmente em frente à Bolsa de Valores de Nova York, após a quebra de 1987, como um símbolo da “força e poder do povo”.

Di Modica transportou sua escultura em um caminhão em dezembro de 1989 até Lower Manhattan e a deixou sob uma árvore de Natal em frente à Bolsa de Valores de Nova York. Foi seu presente de Natal para os nova-iorquinos.

Depois de algumas semanas de uma verdadeira guerrilha artística, o touro foi finalmente aceito pela cidade. Em 1989, encontrou sua localização atual, ao norte do Parque Bowling Green, no cruzamento da Broadway.

O “Charging Bull” é uma das obras mais fotografadas da cidade de Nova York. Diz a lenda que coçar o focinho, agarrar seu chifres, ou testículos, traz boa sorte.

O TEMPO


Largado por Zoto | 1 largado comentou | Visualizações: 375


Uma resposta para “Criador do Touro de Wall Street, escultor Arturo Di Modica morre aos 80 anos”

  1. JOELMO disse:

    Se culpture The Scout commemorates Buffalo Bill city founder Cody Wyoming USA TEM SUA ESTÁTUA PORQUE NÃO O PRÓPRIO TOURO.

Deixe um comentário

*