3 de janeiro

*


Largado por Lucia Goes | largados comentaram ( 46 ) | Visualizações: 2064


46 respostas para “TRIBUNA LIVRE”

  1. Piinduca, o Belo disse:

    Vamos começar o dia sendo o primeirão- o liso, o bom das bocas, vou fazer uma pergunta ao Zé!
    Física Quântica como está o andamento dos aparelhos para
    sorteio nos Largados, o trinta está na espera ?

  2. Piinduca, disse:

    Digamos que o Maringá fosse um rei, e tivesse uma filha- a princesa em idade de casar.
    Então colocou uma tabuleta com os dizeres :
    Quem trouxer uma pergunta a qual eu não saiba responder, casa-se com a princesa ?
    O aviso correu de boca em boca chegando até um humilde barraco
    onde morava um rapaz simples , porém ambicioso.
    Meio amarelo de cheirar coisas e mal nutrido disse para mãe que ia no condado tentar a sorte e fazer uma pergunta ao Rei,
    pegou umas coisas para comer e sua cachorra e saiu.
    Chegando no destino após muitas peripécias pelo caminho ele
    fez a charada:
    Eu vinha com a massa e a Pita, a massa matou a Pita e os 3 também matou, dos 3 a melhor colhi que atirei no que vi e matei
    o que não vi que com madeira santa assei e comi.
    Bebi agua não do céu, morto vivo levava, decifras se fores capaz ?

  3. Bush Bush disse:

    Nossa, começando o ano me sentindo um túnel,
    estou com um vazio dentro de mim…

  4. Cisco Kid disse:

    Meus sais de banho, meus perfumes , meu estojo de maquiagem,
    parece que passou um furacão por aqui, assim não dá, e só deixar algum desavisado atravessar os limites , e pronto, carregam tudo.

  5. fFISICA QUÃNTICA disse:

    1 PIINDUCA ,este ano vou fabricar mais equipamento em acrílico, para alguns vou trocar com sucata descarte de informatica , para outros vou doar de presente para quem me ajudou com indicação de descartes , e aqui no largado até envio se o SERGINHO fizer um sorteio, ….sinto que o SERGINHO esta chateado com alguma coisa , até enviei um presente para o Largado mas ele não comentou nada, este ano é mais um ANO de muito trabalho.

  6. Piinduca, disse:

    Zé quem perguntou não foi eu, foi o Pinduca, o Belo.hihihihihi.
    Enquanto isso no biombo do Bush Bush.
    O bofe reclama: mas que mixaria pro almoço/
    É isso aí, até domingo é o que temos, na segunda eu pego no batente e como por lá mesmo, e tem mais, se não está satisfeito pega o teu rumo.

  7. Piinduca, disse:

    Eu não vejo TV ABERTA – raramente, então apareceu o Larte ,
    Amigo do Zoto– interessante, queria entrar no banheiro feminino e foi de novo dispensado ?

  8. Lucia disse:

    PINDUCA

    Não sei se era canal aberto ou fechado, eu estava passando pelos canais e de repente o vi. Levei um choque. Parecia uma figura saída de um filme de terror. Acho que não devia dizer isso mas senti dó. Tanto talento!

  9. Zoto disse:

    Enigma do Pinduca não se resolve sóbrio, nem repentinamente, mas ao redor de uma fogueira em praia mal iluminada.

    SENTA QUE LÁ VEM A HISTÓRIA:

  10. Zoto disse:

    Pinduca, parece perseguição, mas minha prima me mandou uma self, dela e uma amiga com o Laerte. Minha avó foi à loucura brigando que era de uma Dama a tal figura. Vão acabar criando um terceiro banheiro, um para homens, outro mulheres e um terceiro para Laertes… Mas isso já seria homofobia.

  11. Zoto disse:

    Ah sim, a estória…
    A lenda do Pita
    …Havia num reino mundo distante, além-mar, uma princesa que sonhava casar. Muitos eram os pretendentes, mas aquele que seria o homem digno de desposá-la deveria contar-lhe uma história cujo enigma a bela princesa não soubesse revelar.

    Numa casinha, situada à beira de um lago, morava uma família numerosa, era uma prole de onze filhos, todos homens. Um mercador, numa de suas andanças, revelou a todos os moradores do vilarejo onde morava essa feliz família a existência do reino distante e a pretensão da princesa. Os dez irmãos mais velhos foram, um a um, seguindo rumo ao sonho, mas encontraram a morte. O mercador, orientado pela família real, omitia que se o enigma da história fosse descoberto pela bela princesa o contador da história seria guilhotinado para deleite da princesa.

    E, assim, em cada nova andança, um dos filhos da mãe entristecida seguia rumo ao fim da existência. Findos todos os mais velhos, apenas o caçula ainda permanecia junto à mãe que já conhecia o fim de cada um dos outros dez filhos.

    Chega-se uma nova embarcação. O filho resolve partir. A mãe, num desespero materno, quer dar-lhe outro destino:

    – Se tem que morrer, que morra por minhas mãos! Não suporto mais perder meus filhos sem o direito de sepultá-los!

    Prepara-lhe uma alimentação e o orienta:

    – Quando sentir fome coma esse alimento. Não faça o mesmo que todos os seus outros irmãos que morreram por má alimentação.

    E entrega ao filho uma provisão venenosa que o mataria após a primeira refeição. Chora. Abraça o derradeiro filho e o deixa partir…

    O menino resolve seguir rumo ao reino por terra. Adorava andar e resolvera criar a história que revelaria à princesa durante o percurso da sua trajetória… Caminha. Caminha. Caminha. Sempre seguido do fiel escudeiro, o cachorrinho de estimação que atendia pelo nome de Pita. Sente fome. Senta-se para comer, mas ao abrir o bornal e segurar a refeição tem o alimento subtraído pelo cachorrinho que salta vorazmente, tomando-lhe o único alimento disponível.

    O animal, logo após devorar a alimentação, cai desfalecido. O garoto chora e, somente depois, percebe a ação criminosa do amigo que queria apenas salvar-lhe da morte certa. Não tendo coragem de deixá-lo no caminho, resolve levá-lo como a uma caça abatida, preso às costas. E começa a história:

    – ‘Pão matou Pita…’

    Após horas de caminhada é interpelado por sete caçadores famintos que observam o animal abatido. Obrigam-no a deixá-los com a caça. Ele diz que é o seu cachorro que havia morrido, mas os caçadores ignoram a história. Tomam-lhe o animalzinho. Fazem uma refeição e, após comerem o alimento, caem mortos deixando com o garoto os sete rifles que conduziam. O garoto verifica cada um dos armamentos e escolhe o melhor deles para conduzir no restante da caminhada. E a história prossegue:

    – ‘Pão matou Pita. Pita matou sete e dos sete, escolhi o melhor…’

    Agora, com munição e armamento, inicia uma caçada a fim de conseguir a alimentação. Observa um pássaro num galho, atirando em seguida na intenção de abatê-lo. Erra o tiro, mas acerta um outro que estava noutro galho, distante da sua linha de visão. E continua:

    – ‘Pão matou Pita. Pita matou sete e dos sete, escolhi o melhor. Atirei no que vi e acertei no que não vi…’

    Corre. Alcança o pássaro abatido e procura um espeto para cozê-lo. Como não tem faca, resolve espetá-lo numa estaca que obtém ao quebrar uma cruz deixada na floresta, revelando que ali havia um corpo desfalecido e que fora enterrado num ritual comum aos povos civilizados. Faz um fogo. Alimenta-se. E prossegue:

    – ‘Pão matou Pita. Pita matou sete e dos sete, escolhi o melhor. Atirei no que vi e acertei no que não vi. Assei carne com pau santo…’

    Agora farto do alimento que a sorte colocara em suas mãos, tem sede. A floresta seca não permite que as fontes límpidas de águas brotem naquela região inóspita. A sede o consome. Nenhuma fonte há para saciá-lo. Quando já se dava por vencido, observa um animal distante. Vai ao encontro dele. O animal, suado, emana sinais de cansaço e de sede… Aproxima-se do animal e, numa atitude de subsistência, sorve-lhe o suor que é retirado com os dedos e, dessa forma, sacia a sede já quase insuportável! Passado o asco da superação humana, conclui por fim a história uma vez que o palácio descrito é vislumbrado por ele, embora ainda longínquo:

    – ‘Pão matou Pita. Pita matou sete e dos sete, escolhi o melhor. Atirei no que vi e acertei no que não vi. Assei carne com pau santo. Bebi água que não era nem do céu nem da terra…’ Pronto. Essa será a história que contarei a princesa tão logo tenha oportunidade.

    Chega ao palácio e revela o desejo de ser um dos pretendentes ao trono. Dias depois, é levado ao encontro da princesa que o interpela, friamente:

    – Qual sua história, plebeu?!

    – Minha história, princesa, é a seguinte: ‘Pão matou Pita. Pita matou sete e dos sete, escolhi o melhor. Atirei no que vi e acertei no que não vi. Assei carne com pau santo. Bebi água que não era nem do céu nem da terra. E após isso, estou aqui.’ Do que trata essa história, princesa?

    A princesa, enrubescida, chamou seus asseclas e os mentores da corte. Nada. Não tinham uma explicação para o enredo. Por fim, sentencia:

    – Peço um tempo para responder!

    – Até o amanhecer, princesa, intervém o jovem plebeu, decididamente.

    – Até o amanhecer, concorda a princesa. Se ao amanhecer não tiver a resposta, casarei com você!

    Amanhece. O jovem plebeu é levado à presença da princesa. Ela o observa e, sem pormenores, revela:

    – Não fui capaz de descobrir do que trata a história e, conforme o prometido por meu pai, casar-me-ei com você. Antes, porém, preciso conhecer a verdade uma vez que se for uma história inconsistente, morrerá como um vilão mentiroso e torpe!

    – Que seja assim, princesa. Essa é a história da minha peregrinação desde que saí de minha casa até chegar aqui.

    E prossegue:

    – Todos os meus outros dez irmãos desfaleceram na esperança de desposar a mais bela princesa anunciada pelos andarilhos errantes. Eu, último de uma descendência, também vim em busca disso e trazia comigo um cão que morreu após comer o alimento preparado por minha mãe que talvez não me quisesse como mais uma das vítimas. Com a morte do cão, iniciei a história: ‘Pão matou Pita…’ A carne do meu animal serviu de alimento a sete caçadores famintos que morreram ao fim da refeição. Dos rifles que traziam consigo apanhei o que me pareceu o melhor. E a história prosseguiu: ‘Pão matou Pita. Pita matou sete e dos sete, escolhi o melhor.’

    A princesa e todo o seu corpo de júri assistiam ao relato silenciosamente. O jovem plebeu, alheio a tudo, prosseguia, agora mais convicto de si:

    – Com o rifle, tentei abater um pássaro que observei numa árvore, mas errei o tiro, atingindo outro que não vi. Disso veio mais um trecho da história: ‘Pão matou Pita. Pita matou sete e dos sete, escolhi o melhor. Atirei no que vi e acertei no que não vi.’ Por fim, após depenar a caçar e de não ter com o que espetá-la, fiz um espeto improvisado com os restos de uma cruz que havia no caminho. Após a alimentação senti sede e fui saciado bebendo o suor de um cavalo que surgiu, não sei como, diante de mim. Após isso, vislumbrei o palácio onde agora estou contando toda e história que se resume no que relatei ontem: ‘Pão matou Pita. Pita matou sete e dos sete, escolhi o melhor. Atirei no que vi e acertei no que não vi. Assei carne com pau santo. Bebi água que não era nem do céu nem da terra.’

    Os conselheiros formaram um cerco junto à princesa e sentenciaram:

    – Vivas, ao futuro rei!

    Será preciso concluir dizendo em tom solene que foram felizes para sempre? Tudo bem. Eles se casaram e foram felizes para sempre.

    Fim.

    ‘Crônicas e mais um conto’.
    .:.
    Nijair Araújo Pinto

  12. Zoto disse:

    A lenda do Pita
    Recanto das Letras.

  13. Zoto disse:

    Happy

  14. Piinduca, disse:

    Muito bom Zoto- resposta conclusiva só faltando o último item-
    morto vivos levava–;agora que são maravilhosas essas estórias,
    ninguém pode negar- essa, pequena como relatei eu ouvi quando ” di menor” num rancho ouvindo os mais velhos.
    Maravilha.
    Eu que geralmente desisto de um texto na metade , fui até o fim.

  15. Piinduca, disse:

    Nem tudo está perdido.
    Perdi tu ficas quando da´s um presente no natal para uma
    parente tua um motorola x- hoje fica sabendo que o mesmo foi furtado da mão por um guri que avançou na mão e saiu correndo.
    Esse Brasil não tem mais jeito.

  16. Bush Bush disse:

    15 – vixi, da próxima vez..
    dê um samsung s5 com um gear 2 , presente perfeito, o celular
    fica na bolsa e o gear fica no pulso….
    Vacilou? Dançou!!!!!

  17. Zoto disse:

    Vacilou? Dancou‼‼
    É isso que me aborrece nesse Brasil da Silva Bush. Culpado é quem tem e deixa ver o que roubar, não o ladrão.

    *Pinduca,morto vivos levava, ou são os caçadores levando Pita ou algo boiando no rio no qual bebeu a água.

  18. Piinduca, disse:

    Chegamos ao ponto- de que o culpado é a vítima.
    Que Brasil da desesperança.
    Motos vivo levava é que mais adiante após beber suor o amarelo
    vê um rio e boiando em suas águas descia um cavalo morto e pousado em seu dorso comendo estavam os urubus.
    {pelo jeito o homem que contava essa estória acresceu dessa parte ).

  19. Lucia disse:

    PINDUCA

    Vá até uma delegacia e faça um B.O. Com o B.O. em mãos, ligue para a operadora e peça para bloquearem o código IMEI. Você vai encontrar esse código na caixinha do telefone, e, às vezes, na nota fiscal. Esse código é único para cada celular, e com ele bloqueado o telefone fica inutilizado, não pode mais ser usado, mesmo que o ladrão troque o chip.
    Peça também para bloquearem o chip que estava no telefone, para que ele não possa ser usado em outro aparelho consumindo seus créditos.
    Você vai precisar mandar o B.O. para a operadora por fax.

  20. Piinduca, disse:

    Pior de tudo é que para mim eu tenho um xing-ling de 200 pilas.

  21. Piinduca, disse:

    Valeu a informação- vou passar adiante- mas eu já estou fora,
    presente dado quem ganhou que se vire- já estamos enjoados
    destas ações de delegacia que nunca dá em nada- nunca recuperei os outros dois que fiz BO- a não ser encheção de saco,.
    Hoje preciso pagar a não me incomodar.
    Estou enojado de filas, brasileiro procurando os seus direitos, etc e tal; o que eu queria era uma sociedade sem ladrão e que respeitassem os outros.
    Hoje em dia está tão difícil que se a polícia pega o bandido
    que o roubou e ele fica sabendo que foi você que deu queixa dele- a sua vida já não é mais segura, é como eu digo, é melhor deixar para lá.
    É um ato covarde, porém, necessário dentro das circunstâncias do momento que vivemos.
    É preferível vc perder alguma coisa do que a própria vida.

  22. Zoto disse:

    Fui.

  23. Bush Bush disse:

    Muito difícil…
    Ladrão leva o pneu reserva de seu carro…
    O ladrão vende o pneu baratinho ( infelizmente tem quem compra )…
    A ficalização pega vc no trânsito sem o pneu, vc
    perde ponto na carteira, é multado e o carro é apreendido ….
    O ladrão não sofre nenhuma punição….
    É o Brasilllllll

  24. Lucia disse:

    PINDUCA

    Você tem toda razão, é um saco mesmo. Eu também tenho certeza que a polícia não vai recuperar o celular, a finalidade do B.O. é só para poder bloquear o uso do aparelho celular. É o telefone que vai ser bloqueado, não o chip.
    Se não fizer isso, eles podem ligar na operadora e mudar o plano do telefone, além de fazer ligações internacionais. E advinha quem é que vai receber a conta para pagar tudo isso.
    Vale a pena tomar essa providência.

  25. Cisco Kid disse:

    Bem fez o Zé Luiz que enfrentou o ladrão de sandálias de dedo, mostrou até BO aqui ,não deu em nada, mas ele cumpriu com a sua situação de cidadão não fez tal qual o PInduca que deixa tudo como está- pensando que o ladrão vai voltar e diz olha: aqui está o teu celular- esquece, tem que ser precavido, não se deixar roubar, mas se acontecer não reaja, entregue o que o
    ladrão pede, bens materiais se consegue- um dia esse ladrão recebe o dele.

  26. fFISICA QUÃNTICA disse:

    25 COMO AS NOTICIAS AQUI SE DISTORCE , eu não enfrentei ladrão com chinelo de dedo , não foi nada disso , era 2 ladrões somente um estava com uma arma DE FOGO (revolver), quando vi que teria uma chance de enfrentar ai eu fui na porrada mesmo , na briga eles entraram em panico e sairam correndo , eu gritavam para eles NÃO CORREM NÃO , AI QUE ELES CORRERAM MAIS , E FICOU PARA TRÁS UM CHINELO DE DEDO NOVINHO DE UNS DOS LADRÕES , EU NÃO IA JOGAR FORA ,então achei por bem USAR o chinelo de dedo em casa, qual o problema, chinelo foi fabricado para usar.

  27. Magnólio disse:

    A coisa ferveu lá no cantão da Lúcia, o Zé não gostou da insinuação do Cisco e lascou lenha , como dizia o Negão:
    corram lá.
    O Cisco diz que tu enfrentou um ladrão de sandália de dedos-o que quer dizer: ladrão pé de chinelo.
    – revólver- só ser for de chocolate.

  28. Cisco Kid disse:

    Largado que atrasa não adianta.

  29. Bush Bush disse:

    Serginho desmotivado….
    Largado abandonado…..
    É o barco, ô afundando!
    Bom dia!

  30. Pinduca disse:

    Olhei a cozinha experimental meio abandonada.
    Mais eu tinha trazido uns bofes para um carteado.
    E ontem eu passara em super e o tal de arenque estava a 0.99
    meio kilo- comprei um kilo- nesse preço até espetado nos glúteos, levei-os , se não desse pedal eu os daria a da faxina.
    Com a rapaziada estavam chegando, geladinha no ponto , peguei os 7 arenques e fiz 14 filés, e de cada filé eu fiz um quadradinho de 8- aproximou-se dos cem pedacinhos, passei-0s no ovo- na farinha de trigo e na de rosca e… frigideira quando
    ficou amarelinho retirei-os da frigideira e numa bandeja espalhei-os em papel para ficar sequinho, palitinhos em 10 min a rapaziada já tinham batido todo.
    E perguntaram: tem mais ?
    Tem, lá no supermercado, querem moleza é…

  31. Pinduca disse:

    pra quem não sabe, o arenque é fácil de fazer, ele já vem sempode começar cabeça e víceras- é só, com uma faca afiada lonquiar de cima a baixo encosta a lâmina no cerro da espinha central, feito assim retira o primeiro filé, e o segundo ou da mesma forma, ou de baixo para cima, depois é só limpar algumas espinhas miúdas que aparece e está pronto.
    O sabor aproxima-se do gosto da sardinha, quem já comeu sardinha sabe o sabor.
    O bush como não gosta de peixe eu não o convidei para o carteado, mesmo porque a gente ia acabar com a poupança dele.

  32. Pinduca disse:

    Obs.:
    está sobrando no início um” pode começar”,.ignore-os.

  33. Pinduca disse:

    Outro dia, retirei o cinto de segurança uns 50 m antes de estacionar, um excomungado dum guardinha viu eu sem o cinto, um segundo após eu tirar, e me ferrou.
    As vezes, fico pensando, eu também penso o’ – andar eu sem cinto eu estou prejudicando a quem, que projeção pode haver
    de eu machucar alguém por isso, nenhuma.
    O jogador de futebol Dener- Portuguesa e Vasco morreu enforcado com o cinto de segurança.

  34. Pinduca disse:

    Fizeram o furão do Zé. pqp.

  35. Pinduca disse:

    Enojo-me com a retirada das tomadas e pinos de circulação;
    das lâmpadas e agora dos extintores.
    Podem até fabricar novos, sem prejuízo dos demais.

  36. Bush Bush disse:

    31 – não como carnes e nem frutos do mar….
    Quer dizer, não como carne cozida…
    uma rabada crua, uau, pense numa coisa boa?
    Adoroooooo, o Dunha sabe o tanto que eu aprecio..hiiiii
    Bom apetite, se quiser me dar uma carninha crua..
    …( se é que me entende)…

  37. Bush Bush disse:

    Gosto mesmo é de entubados- ai como sou feliz quando sou entubado, enrabado por um bofe lindo e que me faça todas as manhas, adoro.

  38. fFISICA QUANTICA disse:

    Dei um lordo federal.
    O BOFE ME AMARROU E TACOU O BRUTO.
    GRITEI.
    CHOREI ATÉ TER DÓ DE MIM.
    E ME TRANQUEI NUM CAMARIM,
    ENTÃO ME PINTEI, ME PINTEI
    bORREI-ME TODO,
    O BOFE DISSE QUE EU ESTAVA MUIIO FOLGADO.
    NÃO ENTENDI A APLICAÇÃO DO FOLGADO.
    EU PENSEI QUE ERA APERTADINHO, OU SERIA FOLGADO NO CASO DE ESPAÇOSO. DEIXA PRA LÁ, O SERGINHO NEM A ZULMA , QUE ZULMA É A LUCIA QUE NÃO ATUALIZA.
    VOU DAR UMA VOLTA.

  39. Pinduca disse:

    Tá loco, o Zé pirocou de vez- chama a RP.
    Bush Bush terminou as férias- temos batente amanhã ou vais prolongar para dia 12 ?

  40. fFISICA QUÂNTICA disse:

    38 É O PINDUCA QUE ESCREVEU,KKKKKKKKKK

  41. Magnólio disse:

    O Zé já retornou de viagem, esteve em Guarulhos visitando
    o seu eleitorado- dando as suas palestras- seu ídolo e mestre
    é o inconfundível Mauro Sergio Portella, não é só dele a maioria das pessoas gostam de ouvir ele se explanar por qualquer tema, inclusive quando envolve religião.

  42. Magnólio disse:

    Bush Bush é verdade que descambaste da música sertaneja universitária para a eletrônica do Lucas Lucco é verdade isso, ou só intriga da oposição.

  43. Pinduca disse:

    Zoto – no comentes 12- a lenda de pita- maravilhosa, e original- nos comentários abaixo, há um que faz referência
    ao morto vivos levava- que pode-se dizer, que estórias podem ser reenventadas e acrescidas sem perder a sua essência.

  44. Bush Bush disse:

    41 – fiquei sabendo que não é só palestras que o Quântico
    está dando….
    42 – Cumpadi quando está bebendo entre um
    gole e outro ele fala muito em mim….
    Esse papo aí é furado, ainda gosto e SÓ ESCUTO
    música sertaneja….eta trem bom…
    Sabe? Quando ouço música começo a dançar, e todos olham
    pra mim…minha dança é linda e ainda tem um barulho que as
    pessoas não sabem de onde vem: são os ossos batendo uns nos
    outros, isso dar um charme….acredita?

  45. Cisco Kid disse:

    Parece que o viadinho do Bush Bush está de férias do trabalho, mas o uc como dizia o Zé- ele não deu férias não, está atuante.

  46. fFISICA QUÂNTICA disse:

    41 MAGNÓLIO 44 BUSH BUSH, eu vou viajar para Guarulhos somente no próximo domingo, vou fazer meu trabalho Social e Espiritual na CASA ANDRÉ LUIZ , estarei o dia todo lá ,na RADIO BOA NOVA DE GUARULHO ESTAREI no período da manhã, a tarde em visitas com as crianças internas da casa, eu estou lá para comunicar e conversar através de Campo de Energia .

Deixe um comentário

*