29 de agosto

No dia 25 foi divulgada por uma equipe de astrônomos a descoberta de um novo exoplaneta. Sim? Não? Leia nos comentários.

*

 width=

*


Largado por Lucia Goes | largados comentaram ( 5 ) | Visualizações: 1044


5 respostas para “NOVO PLANETA?”

  1. Lucia disse:

    Foi descoberto um novo exoplaneta?
    É chamado de exoplaneta um planeta que se encontra fora do nosso sistema solar. Já foram descobertos mais de 3.000.

    Aqui bem perto de nós, mas fora do nosso sistema solar, exite uma estrela anã vermelha chamada Proxima Centauri. É a estrela mais próxima da Terra, está a apenas 4,2 anos-luz do sistema solar.
    Anã vermelha é o tipo mais de estrela mais comum na Via Láctea. É assim chamada uma estrela pequena, de pouca massa, relativamente fria, de cor vermelha e com pouco brilho. Proxima Centauri não é vista a olho nú.

    O método de velocidade radial, ou espectroscopia doppler, permite avaliar a velocidade com que uma estrela se afasta ou se aproxima de nós, além de possibilitar cálculos que fornecem uma série de dados.

    Acompanhando Proxima Centauri por vários meses, uma equipe de astrônomos percebeu que ela se afasta e se aproxima de nós a cada 11,2 dias, a uma velocidade de 5 km. por hora. É um ciclo que se repete regularmente, e esse tipo de deslocamento só pode ser provocado pela força gravitacional de um planeta, em sua órbita em torno da estrela.

    Os estudos indicam que existe um planeta orbitando Proxima Centauri, e deram a esse PROVÁVEL exoplaneta o nome de Proxima b. Ele ainda não foi visto, mas sua existência é quase certa. Não é apenas uma teoria. São muitos os dados obtidos e fornecem fortes evidências.

    O ano em Proxima b tem a duração de 11,2 dias dos nossos. Também foi possível avaliar que Proxima b está distante apenas 7 milhões de km. de Proxima Centauri, distância que permitiria uma temperatura amena o suficiente para poder haver água líquida em sua superfície, e talvez, vida como a conhecemos.

    No entanto, um planeta que orbita uma estrela anã vermelha está mais exposto à radiação ultravioleta e aos raios-x provenientes da estrela, o que pode ser prejudicial para a evolução de formas de vida complexas, e não se sabe ainda se Proxima b possui um campo magnético capaz de protegê-lo dessa radiação.

    Os estudos vão continuar para se descobrir a composição da atmosfera e a existência de um campo magnético.
    Pelos próximos meses teremos mais notícias dele.

    Na foto, o gráfico ilustra a oscilação de Proxima Centauri, se afastando e se aproximando de nós, durante os primeiros 90 dias de 2016.

  2. мaringá ?? disse:

    Nascemos tarde demais para ver a exploração da terra, e cedo demais para ver a exploração do universo.

  3. zag disse:

    Só nos resta a exploração do governo

  4. Alois disse:

    Você quer dizer ser EXPLORADOS PELO governo!?

  5. Lucia disse:

    2 – MARINGÁ

    Bem legal esse pensamento. Mas, pelo menos, estamos vendo o começo da exploração espacial. É bom saber que quando a Terra for destruída quem estiver aqui já terá um lugar para onde ir antes do cataclismo final, graças a essa exploração que começou agora.
    Como a população do planeta é enorme, eu só fico pensando se todos serão transferidos ou se só haverá lugar para os eleitos, e quem serão eles.

Deixe um comentário

*