No dia 08 a NASA mandou uma sonda rumo a um asteróide. Leia sobre isso nos comentários, por favor.
*
*
Largado por Lucia Goes | largados comentaram ( 4 ) | Visualizações: 1064
No dia 08 a NASA mandou uma sonda rumo a um asteróide. Leia sobre isso nos comentários, por favor.
*
*
Largado por Lucia Goes | largados comentaram ( 4 ) | Visualizações: 1064
setembro 13th, 2016 at 1:32
Cheguei a ouvir num noticiário da tv que a sonda OSIRIS-Rex ia colocar um asteróide na órbita da Lua.
Se você também ouviu essa bobagem, leia o comentário:
A Nasa tem vários programas em ação ou em desenvolvimento.
Vejam aqui dois programas distintos.
01 – OSIRIS-Rex
É a sonda da foto 1, e foi lançada dia 8 em direção ao asteróide Bennu, que tem 500 ms. de diâmetro. Vai chegar lá em 2018 e durante dois anos permanecerá analisando o asteróide e enviando dados para Terra.
Em 2020 o braço robótico da sonda vai recolher pedras e pó do asteróide e acondicioná-los em um recipiente adequado.
Em 2023 a sonda retornará para a Terra trazendo as amostras, que então serão analisadas aqui.
Asteróides, como Bennu, são restos da formação do nosso sistema solar e assim podem trazer informações sobre a formação da Terra e o início da vida no planeta. Existe uma teoria muita aceita hoje em dia, de que os asteróides trouxeram água e moléculas orgânicas que possibilitaram o surgimento da vida na Terra.
Trazer uma amostra direto do asteróide permitiria a realização de análise mais precisas, oferecendo resultados muito melhores do que o alcançado por instrumentos instalados nas naves ou o exame de meteoritos que caíram aqui, que poderiam se contaminar de várias formas ao atravessar nossa atmosfera.
Não é objetivo da missão desviar a rota do asteróide, mesmo porque a possibilidade de Bennu se chocar com a Terra é de 0,037%, em 2135.
———————-
02 – ARM – asteroid redirection mission – foto 2
A finalidade é lançar uma sonda com braço robótico em direção a um asteróide próximo da Terra, mas não se sabe ainda para qual, e a partir da década de 2020.
A idéia é retirar uma parte do asteróide, uma pedra grande da sua superfície, algo como 12 m., e em seguida levar essa pedra para uma órbita em torno da Lua. Em seguida a sonda Orion seria enviada ao espaço com astronautas. As duas sonda se conectariam e os astronautas poderiam recolher amostras diretamente dessa parte do asteróide e trazer para estudos na Terra.
O objetivo principal é conseguir amostras grandes e melhores, também com a finalidade de obter informações sobre a formação do nosso sistema solar e o início da vida na Terra.
Um segundo objetivo é testar técnicas de defesa para desviar asteróide perigosos e proteger a Terra no futuro, se necessário, da mesma forma como a sonda vai fazer com a pedra.
Um terceiro objetivo é testar novas tecnologia que serão necessárias para se colocar o homem em Marte, o que a NASA pretende fazer por volta de 2030.
Veja este vídeo da Nasa mostrando como seria a missão:
http://www.youtube.com/watch?v=3UkEximY6lc
setembro 13th, 2016 at 8:53
Se é informações sobre a formação da Terra, manda perguntar pro Lula, pois ao que consta foi ele quem criou a Terra depois que assumiu a presidência do Brasil.
setembro 13th, 2016 at 9:35
É tão arrogante que disse certa vez, se tivesse nascido na época de Cabral, seria ele quem descobriria o Brasil ao invés do outro.
setembro 17th, 2016 at 20:29
Acho que vai ser assim brincando de deuses e trazendo amostras de outros planetas que vamos entrar em extinção igual os filmes