18 de maio

Informações sobre o final da missão da sonda Cassini, nos comentários.

*

*


Largado por Lucia Goes | largados comentaram ( 8 ) | Visualizações: 3259


8 respostas para “CASSINI – A MISSÃO CHEGA AO FIM”

  1. Lucia disse:

    A sonda Cassini foi lançada em 15 de outubro de 1997, com a missão de explorar Saturno, seus anéis e suas luas. Após enviar uma quantidade imensa de dados, a energia da sonda está acabando e ela se prepara para o grande final, verdadeira missão kamikaze. Ela vai percorrer 22 órbitas entre o planeta e seus anéis, e no dia 15 de setembro de 2017 fará seu mergulho final em direção ao centro do planeta, onde será destroçada, mas antes disso ainda enviará muitos dados e fotos. Uma bela missão que chega ao seu final.

    Ao realizar a primeira das 22 órbitas, Cassini mergulhou no espaço entre o planeta e os anéis. Os cientistas supunham que esse espaço seria cheio de fragmentos provenientes dos anéis, que ao se chocarem com a sonda produziriam altos sons que seriam captados pela nave. No entanto, isso não ocorreu, mostrando que entre o planeta e seus anéis há um espaço vazio.

    No link abaixo você pode ouvir os sons da nave passando por esse espaço, sem registrar sons de impactos

    http://www.youtube.com/watch?v=XITah0sxFFQ

    ——–

    SATURNO

    Saturno é o 2º maior planeta do sistema solar, o maior é Júpiter.
    O planeta é um gigante de gás, uma bola maciça de hidrogênio e hélio. É menos denso que a água, e na hipótese absurda de que pudéssemos pegá-lo e trazê-lo para a Terra, ele flutuaria calmamente numa piscina.
    Saturno não tem uma superfície, uma nave não teria onde pousar, e as pressões e temperaturas extremas dentro do planeta esmagariam e derreteriam uma nave metálica.
    Um ano em Saturno corresponde a 29 anos dos nossos, e um dia lá dura 10,7 horas das nossas.
    O planeta tem nove vezes o tamanho da Terra, e é coberto por nuvens e tempestades. Os ventos na alta atmosfera chegam a 500 m. por segundo. Só para efeito de comparação, o mais forte furacão da Terra atinge 110 m. por segundo.
    Sua temperatura média é de -177,8ºC.
    Saturno tem 53 luas, e mais 9 aguardando estudos que comprovem sua condição de satélite do planeta.
    Seus anéis são formados por bilhões de pedaços de gelo e rocha, alguns pequenos como poeira e outros grandes como uma montanha. Cada anel orbita o planeta numa velocidade diferente.

    Saturno não é propício para a existência de vida como a conhecemos, mas duas de suas luas, Titan e Enceladus, possuem oceanos internos, e poderiam suportar o desenvolvimento e manutenção de vida. Pesquisas nesse sentido estão sendo realizadas.

    Todas as informações são da NASA.

  2. FÍSICA QUÂNTICA disse:

    É ate agora NADA de descobrir a MASSA CLARA deste Planeta e suas LUAS , mas a NASA ta ruim de serviços. sera que o Satélite não tem um sensor Espectrofotômetro para analisar a gama de luz e matéria (massa) de ultravioleta passando para o infravermelho até RDA FÓTON , NASA tá é fraquinha mesmo.

    MASSA CLARA É A ANTIMATÉRIA DA MASSA ESCURA que constitui 46 porcento do UNIVERSO. DESCOBERTO pelo Físico e CIENTISTA JOSÉ LUIZ . PODEM DAR risadas mas um dia vocês ouviram falar muito nos meios de comunicação ,eu só estou antecipando o descobrimento.

  3. Carlos Eduardo disse:

    Tudo isso para descobrir que lá não tem cerveja???

  4. Lucia disse:

    José Luiz

    Nunca ouvi falar nisso.
    A massa clara que conheço é suspiro, que por sinal é muito gostoso.

  5. antonio disse:

    Quanta bobagem

  6. zag disse:

    Amigo Física, comparado com a tecnologia atual… eu acho que os caras fizeram até um milagre. Tudo bem, desconheço o tamanho e a durabilidade de um Espectrofotômetro em 1997 ou mesmo agora… mas com certeza esse assunto também deve ter evoluído.
    Lembre do celular… daquelas caixas de tijolo que só eram usados para voz e enviar sms para o que é hoje.

  7. Arcano disse:

    Lucia seu comentário foi ótimo. Suspiro é um trem danado de bão mesmo.

  8. Peneira disse:

    Apesar de diabetico adoro suspiro essa japinha ai do lado.

Deixe um comentário

*