A política do Pão e circo (panem et circenses, no original em Latim) como ficou conhecida, era o modo com o qual os líderes romanos lidavam com a população em geral, para mantê-la fiel à ordem estabelecida e conquistar o seu apoio, uma medida de manipulação de massas, onde a aristocracia incentivava a plebe de certa forma ficar desinteressada em política e dar atenção somente para prazeres como a comida, através do pão, e o divertimento, retratado pelo circo (jogos de arena).
Em tempos de crise, o Pão e Circo são perfeitos para evitar revoltas. Os imperadores optavam por uma solução paliativa, que envolvia a distribuição de cereais, e a promoção de vários eventos para entreter e distrair o povo dos problemas mais sérios na fundação da sociedade romana.
O termo “Pão e Circo” teve origem na Sátira X do humorista e poeta romano Juvenal (vivo por volta do ano 100 d.C.) e no seu contexto original, criticava a falta de informação do povo romano, que não tinha qualquer interesse em assuntos políticos, e só se preocupava com o alimento e o divertimento.
Largado por Máximo Ternura | largados comentaram ( 4 ) | Visualizações: 1436
abril 10th, 2018 at 8:21
Utilizada com maestria até hoje por alguns políticos e partidos que, sem nominar, estregam pão com mortadela e discursos eloquentes mantendo uma multidão de seguidores atrás de promessas vazias e retóricas falsas.
abril 10th, 2018 at 9:01
(1) Era exatamente o que eu ia comentar kkkkkkkkkk
abril 10th, 2018 at 9:01
também fica claro o termo de “manipulação de massas”
abril 10th, 2018 at 9:11
Hoje entendo o pão como sendo o Bolsa Família, e o Circo como sendo o futebol, copa do mundo.
Recebendo o dinheirinho todo mês sem precisar trabalhar, e tendo alguma diversão, o povo aceita tudo, até ser roubado.