14 de setembro

Originalmente, o mês de agosto era conhecido como sextilis, “o sexto mês” (isso porque o ano no antigo calendário romano começava em março). Em 8 a.C, o mês foi rebatizado em homenagem ao imperador César Augusto (63 A.C. – 14 d.C), pois vários dos eventos significativos de sua ascensão ao poder, culminando com a queda de Alexandria, ocorreram naquele mês.

 

O mês anterior, julho, já havia sido batizado em honra de Júlio César, tio-avô de Augusto. É dito com frequência que agosto possui 31 dias porque César Augusto queria que seu mês tivesse mesmo número de dias que o de seu antecessor. Mas há indícios de que essa é uma teoria falsa criada pelo humanista Sacrobosco no século XIII.

 

O imperador Augusto, por sua vez, também não era chamado assim originalmente. Ao nascer, foi chamado Caio Otávio (Gaius Octavius) em homenagem a seu pai biológico. Em 27 a.C., após derrotar Marco Antônio e Cleópatra na Batalha de Alexandria, o senado romano votou novos títulos para ele, que se tornou oficialmente “Imperador César, Filho do Divino, Augusto”. O título tem origem no latim Augustus, que quer dizer “sagrado”, “consagrado”, “extraordinário”, provavelmente derivado da palavra augere, que significa “aumentar”.


Largado por Máximo Ternura | 1 largado comentou | Visualizações: 903


Uma resposta para “AGOSTO: O que significa?”

  1. PEREIRA/RUSSO disse:

    Parabéns!!!!! Excelente dissertação.

Deixe um comentário

*