10 de dezembro

Comente seu palpite.

Resposta no “Leia mais”

Resposta de ontem: Agora, as crianças têm 12 doces no total.


Largado por Máximo Ternura | largados comentaram ( 15 ) | Visualizações: 653


15 respostas para “CHARADA DO DIA”

  1. Zé Dirceu - Não sou o do mensalão disse:

    Não.

  2. Anonimo disse:

    é só colocar uma pedra de gelo num copo e depois dela derreter notar de aumentou. Claro que sim,.

  3. lmatos2000 disse:

    Não, o volume não se altera com a troca de estado do líquido

  4. Alexandre disse:

    Talvez.
    1) O peso do iceberg mudou (e portanto a pressão exercida sobre a água mudou)
    2) O volume do oceano mudou (mudança de estado altera volume de qualquer coisa)… só que a água é um caso excepcional, ela não dilata de forma linear (geralmente quanto mais quente, maior volume ocupa a “coisa” — com a água não é bem assim).

  5. Zé Dirceu - Não sou o do mensalão disse:

    Não vai alterar porque um corpo flutuando em um liquido desloca um volume de líquido equivalente ao seu peso.
    O gelo é menos denso do que a água o que quer dizer que um volume de gelo pesa menos que o mesmo volume de água apesar de serem a mesma coisa (H2) em estados diferentes.
    Logo, o gelo está deslocando um volume igual ao volume que a água teria caso estivesse em estado líquido, portanto quando o gelo derrete ele apenas muda de estado mas o volume deslocado continua o mesmo.
    Claro que não é tão simples assim pois haveria mudança de temperatura e com isso também haveria mudança de densidade mas para responder ao problema de maneira simples a resposta serve.

  6. Zé Dirceu - Não sou o do mensalão disse:

    Onde está H2 leia-se H2O.

  7. Mr. Carlos Eduardo Buchweitz disse:

    é um conceito de física um tanto quanto polêmico. É sabido que a parte do iceberg que fica acima d’água faz pressão por seu peso na própria água. ou seja, o gelo é mais leve do que a água de maneira que quando derreter não aumentará ou diminuirá o volume da água.
    É sabido que o menor volume da água é atingido quando está a 4°C.

  8. Zoto disse:

    Empuxo é proporcional ao volume de água deslocada. Para equilibrar o peso do iceberg parte dele fica fora d’água.
    Quando o gelo vai se derretendo, seu peso vai diminuindo e a parte sob a água vai diminuindo proporcionalmente até que, com o derretimento completo, as partes se equilibram e o volume total de água não se altera.
    A parte do Iceberg maior, diminuiu seu peso, o que fará com que uma parte proporcional que estava embaixo da água flutue, não alterando o volume da água.
    Se todo o iceberg derreter, o volume de água permanecerá o mesmo.
    O aumento do nível das águas dos oceanos alertado pelos cientistas se deve aos blocos de gelo continental, ancorados em terra firme e não flutuantes que passarão a formar novos icebergs.

  9. antonio carvalho disse:

    a agua diminui de volume quando congela. por isso o gelo flutua. logo, se parte do gelo descongelou, o volume total de substancias no recipiente muda.
    simples assim

  10. Anonimo disse:

    Alguém já fez o teste da pedra de gelo para contrastar porque na dose de wisque diminuiu porque eu dei uma bicada.

  11. Vardão disse:

    Encha uma garrafa de agua tape bem, depois congele a garrafa. O que vai ocorrer? A garrafa vai estourar, porque o volume aumentou.

  12. Zoel disse:

    Não vai subir o nível, nem quando todo o iceberg derreter.

  13. Lucio disse:

    Não altera pq o iceberg está flutuando, uma parte caindo, ele automaticamente flutua mais, liberando espaço inferior, compensando assim, o acréscimo do gelo que dissolveu… E TENHO DITO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  14. Dambledore disse:

    A água é o único material que aumenta de volume quando congela. Isso, entre 0 e -4⁰ (virando gelo). Inclusive há uma teoria de que essa propriedade seria indispensável à vida na Terra, pois, caso não fosse assim, qualquer reservatório de água (lagos, rios, mares) em baixas temperaturas, congelariam de baixo para cima, não possibilitando a sobrevivência de seres vivos. Como a água aumenta de volume assim que congela, o gelo fica menos denso, formando uma camada de gelo na superfície, deixando o fundo líquido, permitindo a vida. A resposta da pergunta se mudaria o nível da água, então, seria, como um tio meu diz: “Nem um milímetro!”

  15. Dambledore disse:

    Isso, é claro, se o iceberg for resultante de congelamento de água salgada (do mar). Por isso, não se pode afirmar que o derretimento das geleiras dos pólos da Terra não causariam o aumento no nível dos oceanos. Porque as geleiras são formadas por “água doce”, que tem densidade diferente da água do mar. Além do que, não estão flutuando no oceano.

    Para se ter uma visão clara do aumento do volume da água quando congela entre 0 e -4 graus, basta lembrar de recipientes com líquido, que estouram quando colocados no congelador.

Largue aqui