Sergei Magnitsky foi um advogado e auditor fiscal russo que morreu em 2009, após ser preso e torturado em uma prisão russa por denunciar um esquema de fraude fiscal envolvendo funcionários do governo russo. Sua morte gerou grande repercussão internacional e levou à criação da Lei Magnitsky, que impõe sanções a indivíduos estrangeiros envolvidos em corrupção e violações de direitos humanos.
Biografia resumida:
- Nascimento e carreira:Sergei Magnitsky nasceu em Odessa, Ucrânia, em 1972, e mudou-se para Moscou, onde se tornou advogado e auditor fiscal.
- Denúncia de fraude:Em 2007, Magnitsky denunciou um esquema de fraude fiscal que envolvia apropriação indébita de US$ 230 milhões da empresa Hermitage Capital, onde ele trabalhava, e autoridades do Ministério do Interior russo.
- Prisão e morte:Em 2008, Magnitsky foi preso e acusado do mesmo crime que havia denunciado. Ele morreu na prisão em 2009, após sofrer agressões e ter tratamento médico negado, segundo o The Guardian.
- Lei Magnitsky:Sua morte e as circunstâncias envolvendo sua prisão e morte motivaram a criação da Lei Magnitsky nos Estados Unidos, que visa punir indivíduos estrangeiros envolvidos em corrupção e violações de direitos humanos, através do congelamento de bens e proibição de vistos.
Contexto da Lei Magnitsky:
A Lei Magnitsky foi aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos em 2012 e permite que o governo americano imponha sanções a indivíduos estrangeiros que são considerados responsáveis por corrupção ou violações de direitos humanos. O objetivo da lei é responsabilizar esses indivíduos e desencorajar práticas semelhantes no futuro.
Largado por Zoto | largados comentaram ( 2 ) | Visualizações: 24
julho 25th, 2025 at 15:53
Sergei Magnitsky, você não morreu em vão.
julho 25th, 2025 at 20:47
Que venha a lei logo para os verdadeiros fascistas do país.